326 – ELETRICIDADE – Como instalar um ventilador de teto – Parte 2 de 2.avi

326 - ELETRICIDADE - Como instalar um ventilador de teto - Parte 2 de 2.avi

Primeiro um alerta: PARA QUEM NÃO É PROFISSIONAL HABILITADO, NÃO DEVE SER FEITA A LIGAÇÃO COM A REDE ENERGIZADA; DESLIGUE O DISJUNTOR. Aparentemente a instalação de um ventilador de teto é simples; o problema é que praticamente temos que montá-lo, e são muitas as peças soltas que precisam ser conduzidas ao local adequado. É importante, portanto, que o manual de instruções seja sempre bem guardado, pois poderá ser utilizado em outra oportunidade. Cuidado para que as pás não se aproximem de portas de roupeiros e muita atenção para que a fixação ao teto seja bem consistente; na dúvida, coloque buchas de NYLON no concreto. Há outros modelos de ventilador, mais simples de se instalar, alguns sem lâmpadas, do tipo comercial. Outros, no entanto, são mais sofisticados e caros. Alguns até com controle remoto. Um recado final: para instalar um ventilador de teto precisa ter paciência e ser meticuloso, cuidadoso. Boa sorte!
Video Rating: 4 / 5

25 thoughts on “326 – ELETRICIDADE – Como instalar um ventilador de teto – Parte 2 de 2.avi

  1. Olá Gilson
    Parabéns por sua escolha nessa fascinante profissão. E o seu interesse em aumentar os conhecimentos, pesquisando em caminhos diferentes aos da escola técnica, irão ajudar muitíssimo em sua formação.

  2. Olá Leonardo
    Todos os aparelhos elétricos têm vida útil estimada pelo fabricante.
    Para o capacitor, esse prazo é condicionado a fatores diversos, como oscilações na tensão da rede, parte mecânica em bom estado (rolamentos), ligações elétricas bem feitas (sem mau contato), qualidade do produto, dimensionamento correto e, principalmente, se o ventilador não é acionado em sua reversão enquanto houver movimento.

  3. Olá Rodrigo
    Você está de parabéns por buscar mais informações sobre a sua profissão. Saiba que nunca saberemos ou aprenderemos tudo sobre determinado assunto.
    E é impressionante o quanto que eu descobri sobre a eletricidade, convivendo com outros profissionais, trabalhando em diversas empresas, e até ao responder alguma pergunta sobre o assunto, quando então nos obrigamos a entender melhor antes de explicar.
    Logo apresentaremos outros vídeos interessantes.
    Um abraço

  4. Olá Ronaldo
    Alguns modelos de ventilador exigem que se ligue os dois fios ao capacitor.
    Outros, no entanto, admitem que se use apenas um fio. O capacitor deverá está no interior da canopla (junto ao teto). O fio de retorno, que sai da chave que liga o ventilador, é ligado em um dos pontos do capacitor. Se estiver girando como exaustão, basta ligar na outra extremidade do capacitor.
    A chave de reversão funcionará apenas como interruptor simples. isole os fios não utilizados.
    Um abraço

  5. Ola meu amigo zergui eu sou eletricista. ja tenho aprendido mais auguns macetes com voce.e ja notei que voce tem esperiencia.eu gosto muito dos seus videos ate mais um abraço.

  6. Olá André
    É importante salientar sua observação; manter a rede elétrica desligada. As ferramentas adequadas, com certeza, nos facilitam esse e qualquer outro trabalho. Comprar ferramentas é um investimento sempre positivo.
    E por mais completo que seja o manual de instalação, sempre teremos que ter uma noção, por exemplo, do que é o fio fase ou o neutro da rede, o dimensionamento correto dos condutores, etc.
    Aparentemente simples, há muito o que ser observado nessa e em outras instalações.
    Abço.

  7. … Perceba-se, pois, como é importante dividir um pouco do que sabemos.
    Para alguém sempre será útil e, principalmente aqui, com essa ferramenta que se pode chamar de imprescindível que é o You Tube, a quantidade de interessados que são beneficiados se multiplica.
    Um abraço

  8. … Casualmente um senhor que estava trabalhando na manutenção da câmara fria daquele supermercado percebeu a minha dificuldade e perguntou se eu queria ajuda.
    Aceitei e ele me explicou como ligar.
    Pode imaginar que alívio foi ser amparado naquela situação difícil.
    Eu estava cursando o segundo, dos quatro anos de Eletrotécnica, mas, mesmo assim, essa informação ainda não havia sido fornecida (nunca ensinaram como instalar um ventilador de teto…)
    … segue

  9. Olá
    Quando li seu comentário lembrei-me do primeiro ventilador de teto que instalei, em 1976.
    Na época eu rebobinava motores e fui “fazer um bico nas férias”.
    Era da marca Cirrus, com pista de borracha, de 4 pás, enorme, pesado. Usava o interruptor intermediário para a mudança do sentido de rotação. Tinha apenas duas velocidades, conseguidas por enrolamentos distintos do motor.
    Estava com o esquema de ligações em mãos, mas não conseguia entender como ligar o interruptor intermediário.
    … segue

  10. show já instalei o meu em casa só lendo o manual, tem que ter uma boa noção de elétrica e a rede desligada e ferramentas. ótimo vídeo.

  11. Olá
    Muito legal que você persistiu na determinação de executar essa instalação.
    Viu como é fácil?
    É necessário apenas ter um pouco de paciência, observar bem os detalhes e sempre cuidar para trabalhar com segurança.
    Parabéns! Logo você se tornará um instalador profissional.
    Um abraço

  12. Acabo de lembrar de mais uma dica. Já recusei instalação de ventiladores de teto porque o cliente achava o serviço muito caro (apresentava o valor antes de iniciar).
    Provavelmente isso também acontece consigo, vez ou outra.
    A ideia seria a de sugerir, para eventuais clientes não dispostos a pagar o preço justo pelo serviço, que dessem uma espiada nos vídeos, para constatar o quanto precisamos nos dedicar em cada instalação.
    Um abraço

  13. … Outra alternativa seria instalar ventilador acionado por correntes (3 velocidades).
    mas acho que você consegue inserir dois fios flexíveis de 1,5 mm², colocando vaselina em pasta, para não queimar a capa dos fios existentes.
    Um abraço

  14. Olá Tiago.
    O fio paralelo realmente é difícil de passar em eletrodutos, ainda mais se for de 1/2″.
    Eu normalmente usava os fios flexíveis singelos, de 1,5 mm², que ocupam menos espaço e são muito mais fáceis de inserir nos eletrodutos.
    Ao menos um fio você deverá levar até o ventilador, para algumas marcas. Há outras que precisam ter ligado os dois fio do capacitor, que poderia ser instalado diretamente no motor, colocando-o na canopla junto ao teto.
    … segue

  15. …Suponhamos agora que você deixe de instalar ventiladores e passe a montar quadros de comando para motores ou máquinas operatrizes, após entender como ligar contatores e, mais tarde, outros aparelhos industriais.
    Com certeza o preço que você poderá cobrar para tal tipo de trabalho é muito superior à instalação de ventiladores de teto.
    E eu comecei a trabalhar por conta própria, em 1977, instalando eles, após sair de empresa onde rebobinava motores.
    E você poderá contratar instaladores…Abraço

  16. Olá
    Eu tive a oportunidade de ministrar um curso de eletricista predial para uma turma do FAT – Qualificar RS.
    Um colega eletrotécnico me recriminou, dizendo que nós perderíamos serviço com a entrada desse pessoal no mercado. Eu sorri e disse que orgulharia se tal ocorresse, pois os ensinamentos teriam sido bem aproveitados.
    Isso foi no ano de 2000. Até hoje um dos alunos trabalha COM ESSE MEU COLEGA. E se entendem muito bem.

    … segue

  17. Olá Zerguir, estou querendo instalar um ventilador de teto, só que como a mangueira em que os fios passam é de meia polegada, não tem como passar o fio paralelo para ligar a opção de ventilação e exaustão, então gostaria de saber como instalo o ventilador sem a função de exaustão, e deixa-lo somente com ventilação e com o controle de velocidade funcionando. Lembrando que há um tree way no quarto. Abraços e parabéns pelo trabalho.

Leave a Reply